Como Escolher a Melhor Hospedagem de sites e blogs
- 22/01/2019
- Blogs, Como criar um blog, Como criar um site, hospedagem, melhor hospedagem de sites, Sites
A Hospedagem, é uma peça fundamental para o funcionamento de sites e blogs, porém, com o crescimento da demanda do mercado, está cada vez mais difícil escolher a melhor hospedagem no meio de tantas opções. Este artigo fornece auxílio para encontrar a melhor hospedagem de acordo coma sua necessidade.
O que vou mostrar agora são alguns critérios na escolha de um serviço de hospedagem, e explicá-los um à um, de forma que você, leitor, não tenha dúvidas na hora de contratar uma hospedagem, ou seja, realmente entenda cada detalhe do produto que está adquirindo.
1- Domínio GRÁTIS***
Muitos sites e revendas de hospedagem oferecem a famosa promoção de domínio grátis, seja por um ano, ou indefinidamente. O fato é que esse GRÁTIS* pode custar caro.
Para isso é necessário entender a diferença entre propriedade e posse. Propriedade é quando alguém ou algo é de fato dono de algo, enquanto Posse é quando alguém ou algo tem a permissão ou concessão de uso ou porte do objeto em questão.
Entendendo este fato, e lendo os termos de algumas revendas de hospedagem podemos observar que de fato, quando o domínio é nos oferecido, e não vendido como no caso “domínio grátis”, o mesmo é de propriedade da empresa que hospeda seu site, e não sua, diferente de registrar um domínio no registro.br, que nesse caso é de sua propriedade(por tempo determinado). De qualquer forma, fuja de domínios grátis.
2- Armazenamento
Armazenamento é um fator importante, pois é o responsável por muitos blogs fora do ar. A quantidade de armazenamento indica a quantidade de espaço (em MB ou GB) que temos disponível no servidor para armazenar arquivos relacionados ao site ou blog em questão. É importante também não confundir armazenamento com cota de tráfego (também apresentada em MB ou GB).
De preferência, escolha uma hospedagem com armazenamento ilimitado, porém, se isso for doer no bolso, certifique-se de estar adquirindo armazenamento suficiente para os devidos fins.
3- Cota de Tráfego
A cota de tráfego (também apresentada em MB ou GB como já citei anteriormente) é um grande ‘enganador’ quando se trata de hospedagens baratas demais, muitas vezes, esta informação é omitida, o que também causa problemas. Mais o que é cota de tráfego afinal?
A cota de tráfego é a quantidade de dados que você ou seus visitantes podem transferir (em MB ou GB) do site para o cliente ou vise-versa. Vamos supor que você coloque em sua homepage uma imagem com o tamanho de 10MB. Cada visitante que acessar seu site, diminuirá em 10MB sua cota de tráfego apenas por ver uma imagem. Isso pode ser um grande problema se um blog tiver uma cota de 10000MB por exemplo.
Portanto, o indicado é escolher tráfego ilimitado, até porque, a maioria dos hosts nacionais oferecem isso a um preço bem acessível.
4- Local Físico
É sempre bom saber a localização física dos servidores que hospedarão seu serviço, se esse fator for omitido pelo provedor, é melhor pesquisar primeiro. Você pode usar os testes ping, traceroute e whois em nossa seção de Ferramentas.
Os testes ajudam a verificar além da localização física, o ping por exemplo, é o tempo de resposta da conexão(quanto tempo uma requisição leva para chegar do ponto A ao ponto B), quanto menor o tempo, melhor o desempenho.
É isso aí! Esperamos que tenham gostado, iremos atualizar constantemente este artigo, portanto, não se esqueça de voltar a esta página frequentemente.
E confiram também todo o conteúdo exclusivo e ferramentas do site https://vmidia.com.br
V!MÍDIA